FUSQUEIRO NÃO PERDE A HORA!...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CIDADE-SEDE DA VOLKSWAGEN

Wolfsburg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Wolfsburg
Brasão Mapa
Brasão de Wolfsburg
Wolfsburg
Mapa da Alemanha, posição de Wolfsburg acentuada
Administração
País Alemanha Alemanha
Estado Baixa Saxônia
Distrito cidade independente
Prefeito Rolf Schnellecke
Partido no poder CDU
Estatística
Coordenadas geográficas 52° 25' 23" N 10° 47' 14" E52° 25' 23" N 10° 47' 14" E
Área 204.01 km²
Altitude 63 m
População 120 009 (2007) (2006-12-31)
Densidade populacional 588 hab./km²
Outras Informações
Placa de veículo WOB
Código postal 38400-38448
Código telefônico 05361, 05362, 05363, 05365, 05366, 05367, 05308
Endereço da prefeitura/câmara municipal Porschestraße 49
38440 Wolfsburg
Website sítio oficial
NUTS DE913

Wolfsburg é uma cidade independente da Alemanha localizada no estado de Baixa Saxônia, conhecida por ser a sede da empresa automobilística Volkswagen. Wolfsburg faz parte da região metropolitana de Hannover-Braunschweig-Göttingen-Wolfsburg.

História


Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg.

A cidade teve seu gênese em 1938, quando os nazistas que se viam no poder fundaram o município para servir de morada para os trabalhadores da então pequena fábrica da Volkswagen. Inicialmente batizada de Stadt des KdF-Wagen (Cidade dos Carros KdF), a cidade só foi rebatizada no fim do regime nazista, em 1945; vale a pena dizer que o nome Wolfsburg faz referência ao castelo que se localiza dentro do território deste distrito urbano. Em 1972, cidades vizinhas como Fallersleben foram incorporadas ao distrito.

Por ser uma cidade nova, Wolfsburg dispõe de pouquíssimas atrações históricas, sendo elas o castelo (Schloss Wolfsburg) fundado aproximadamente em 1300, o vasto jardim barroco localizado diante deste e a torre de pedra localizada nos arredores do castelo. Devido a esse fato, os principais pontos turísticos da cidade são o Wolfsburg Planetarium; a Autostadt, museu ao ar livre dedicado á história do grupo Volkswagen; a nova Volkswagen Arena, casa do time da primeira divisão da Bundesliga; a prefeitura com seus sinos e a rua principal da cidade, Porschestrasse, onde é possível encontrar de tudo.

Com o crescimento do setor turístico, a cidade passou a contar com o 5 estrelas Carlton-Ritz Hotel, que se localiza dentro das dependências da Autostadt. Na ponta sul da Porschestrasse está a Kulturhaus, um dos grandes museus da região. Além deste, Wolfsburg conta com o maior museu de ciência da Europa, o Phaeno Museum, inaugurado em 2005, projeto de 80 milhões de euros desenhada pela arquiteta Zaha Hadid e liderado pelo diretor-gerente Dr. Wolfgang Guthardt, abriga trabalhos de designers de todo o mundo, como o californiano Joe Ansel. Dentro do museu, o público pode encontrar, permanentemente, mais de 250 obras interativas. Para se ter idéia do sucesso do lugar, em seus primeiros três meses de existência mais de 10.000 passaram por seus grandes salões.

Cultura

* Esportes

Wolfsburg é a casa do clube de futebol da Fußball-Bundesliga VfL Wolfsburg, usando o estádio Volkswagen Arena.

Geografia

Wolfsburg - no fundo: instalações e a fábrica da Volkswagen

Demografia

Dentre os 121 158 habitantes da cidade de Wolfsburg, nota-se uma porcentagem significativa de pessoas com mais de 45 anos de idade, que correspondem a quase 50% da população. A cidade conta com um nível de desemprego em torno dos 11%, além disso, 10% de seu contingente humano é composto por estrangeiros vindos principalmente da Itália e da Polônia. Um fato que podemos ressaltar com surpresa é de que existem cerca de 140.000 veículos motorizados (carros, motos, caminhões, etc) na cidade, o que nos leva a uma média de mais de 1 veículo por habitante, contando que 20 mil habitantes são menores de idade e não tem licença para guiar, temos uma média de 1,4 veículos por habitante. Religiosamente, a população é principalmente composta por Luteranos e Católicos Romanos. Porém, muçulmanos também são vistos, já que na cidade há um centro de cultura islâmica.

Clima

Wolfsburg, como todo o norte da Europa Central, conta com um clima temperado, ou seja, 4 estações bem definidas ao longo do ano. Em Janeiro, o mês mais frio do ano, as mínimas variam entre -3C, e as máximas ficam em torno de 2C; nessa época do ano, as chuvas costumam acumular 53 mm e a neve é constante. À saber, temperaturas abaixo de -8C são freqüentes nessa época. Em Julho e Agosto, as temperaturas mínimas variam em torno de 13C, e as máximas ficam em 24C, com níveis de precipitação em torno de 62 mm. Temperaturas acima de 30C são comuns nesse período.

Um comentário:

  1. conheço todos os blogs possíveis sobre VW e não conhecia esse!!legal o blog!!!

    Abraço
    Alex

    ResponderExcluir

informativo:

*TODAS AS IMAGENS CONTIDAS NESSE BLOG,FORAM RETIRADAS DE OUTROS BLOGS,FORUNS OU ENVIADAS POR E-MAILS;PORTANTO NÃO SABEMOS A REAL PROCENDÊNCIA DAS MESMAS.CASO VOCÊ TENHA AQUI,ALGUMA IMAGEM QUE LHE PERTENÇA,ENTRE EM CONTATO PARA QUE POSSAMOS RETIRA-LA O QUANTO ANTES;
*DEVERÁ SER RESPEITADO QUALQUER TIPO DE ARQUIVO PROTEJIDO POR LEI;O USUARIO DEVERÁ APAGA-LO OU COMPRA-LO APÓS 24 HORAS;
*OS LINKS E ARQUIVOS QUE SE ENCONTRAM NO BLOG ESTÃO OSPEDADOS NA INTERNET;FAZEMOS TÃO SOMENTE A INDICAÇÃO DE ONDE POSSAM VIR ENCONTRA-LOS;
*NÃO OSPEDAMOS NENHUM TIPO DE DVD´S,CD´S,VIDEOS,MÚSICAS,FOTOS OU PROGRAMAS DE DISTRIBUIÇÃO ILEGAL;
*A AQUISIÇÃO DE ARQUIVOS VIA INTERNET É DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO;PORTANTO,NÃO NOS RESPONSABILISAMOS POR QUALQUER CONDULTA QUE VENHA A SER IRREGULAR;