FUSCA PÉ DE BOI 1966
Os primeiros anos da década de 60 encontraram, apesar dos dramas políticos e econômicos, muita atividade. Em 1963, em minas, iniciava-se a produção da usiminas - que nos dias de hoje viria a ser a primeira estatal privatizada pelo governo. A cosipa inaugurava sua coqueria, em 1965. No ano seguinte, o presidente Castello Branco compareceu à inauguração da usina de aços finos anhanguera, em Mogi das cruzes, no interior de São Paulo. Os aços destinavam-se a rolamentos e destes 70% iam para a industria de automóveis.
Essa industria estava lançando uns modelos muitos estranhos, por esses tempos. O governo com um incentivo fiscal pedira as fabricas que criassem modelos simplificados, mais baratos, que pudessem servir principalmente às populações do interior do pais e também aos taxistas. A volkswagen lançou o seu pe de boi. a Willys, o teimoso(Gordini). eram modelos sem componentes estéticos, como cromeados e acabamentos. Não fizeram muito sucesso, ao contrario de um carro muito mais antigo, que em 1965 conquistou os corações: o calhambeque de Roberto Carlos e sua jovem guarda .
O mais espartano dos fuscas, o pe de boi, teve seu lançamento na própria fazenda de Schultz-Wenk.
O SIMPLES DOS SIMPLES.
Sem nenhum elemento básico e para tornar ele uma versão mais barata do que o sedan convencional ele não tinha as peças Cromadas tudo era pintado de branco, ele não possuía os frisos, marcador de combustível, setas dianteiras e chave de seta, friso do vidros e os laterais traseiros não eram basculante, não possuía forração interna, possuía os tapetes inteiriços, não possuía ar quente, a alavanca do freio de mão vinha sem a capa, a forração do teto era somente no meio, não possuía regulagem do encosto dos bancos dianteiros, as forrações dos bancos eram bem no estilo econômico, não possuía cinzeiro, grade do falante e nem a grade do marcador, havia somente o molde do recorte, não possuía a tampa do porta luvas, não possuía os para-sois ao lado do espelho retrovisor interno, ponteira de escapamento somente do lado direito mas a saia possuía os dois recortes. as forrações das portas eram no mesmo material produzido para as Kombi em aglomerado de papelão, as maçanetas internas eram na cor branca e a maçaneta interna de abrir a porta eram similar as da kombi, também. Nos pára-choques eram somente as laminas sem as garras ou tubos na cor branca,os estribos não vinha com friso, possuía os dois limpadores, no painel onde era o recorte do radio no pe de boi não havia recorte ou marcas era liso , não possui também o aro do velocímetro.
acima a forração e os bancos tudo simples a ausência do esguicho de água.
acima o botão da buzina era todo preto,painel sem acabamento e não tinha reservatório de água.
Ficha Técnica
peso | 670 KG |
diâmetro do cursor | 77x64 mm |
motor | 1.200 cm3 de 36 CV |
cilindrada | 1.192 cm3 |
taxa de compressão | 6,6:1 |
potencia máxima | 30 CV a 3.700 rpm |
torque maximo | 8,8 m.kgf a 2.400 rpm |
desempenho | de 0 á 100 KM/h 39s |
velocidade | máxima - 110 KM/h |
consumo/cidade | médio de 7,5 |
consumo/estrada | médio de 12,5 |
Ele foi produzido em quais anos ?
ResponderExcluirOlá JTec; o Pé de Boi teve iníco em meados de 1963 até 1966; inclusive, alguns dias atrás, tive uma grande surpresa,durante minhas andanças por Belo horizonte, me deparei com um legítimo Pé de Boi; foi uma correria até alcança lo... imagine a cena... um fusca vermelho 76 HoodRide em disparada por uma grande av de BH(Av dos Andradas)... foi uma loucura... mas o alcancei e deixei um contato para fazer algumas fotos; em breve postarei no blog... um abraço.
ResponderExcluirSou propietário de um legítimo pé de boi, caso tenha interesse, entre em contato: michelandrigo@hotmail.com.
ResponderExcluirAbraços