Essa foi a primeira série de três protótipos do "carro popular" feita por Porsche para Zündapp em 1932. Embora o número 12 induza a idéia de que esse fosse o 12º projeto de automóvel feito pela empresa de Porsche, na verdade provavelmente esse teria sido o 4º ou o 5º, haja visto que no início Porsche pulou alguns números para passar aos clientes a idéia de que estava envolvido em diversos projetos. Esse carro já trazia alguns conceitos que seriam utilizados no KdF-Wagen, como por exemplo o motor ligeiramente inclinado e atrás do eixo traseiro, embora esse fosse um radial com 5 cilindros refrigerado a água e não a ar como o do KdF-Wagen. Nos testes o motor apresentou uma tendencia a superaquecer, além de problemas de vazamento de óleo e de falta de estabilidade devido ao excesso de peso atrás, tendo sido o projeto cancelado antes que Porsche tivesse tempo de solucionar os problemas. Dos três protótipos, dois ficaram com a empresa de Porsche e não se sabe o destino deles, o terceiro ficou com a Zündapp e foi destruído em um bombardeio em 1944.
Porsche Typ 12
PORSCHE-NSU TYP 32 "VOLKSAUTO"
Esse foi o número de projeto dado por Porsche a série de três protótipos desenvolvidos para a NSU em 1933. Estes carros já apresentavam diversas das soluções que seriam adotadas nos futuros KdF-Wagen tanto o seu formato como também este já era equipado com um motor de 4 cilindros refrigerado a ar, adotado na época por exigência da NSU. Apesar dos testes com os protótipos terem sido satisfatórios e aprovados pela NSU, que deu ao carro o nome de "Volksauto", esta desistiu de levar a produção adiante por preferir investir no aumento nas vendas de motocicletas que vinha ocorrendo naquele período. Outro fator que levou a NSU a desistir do "Volksauto" foi uma cláusula contratual com a Fiat, para a qual havia vendido sua divisão de automóveis em 1929, que a impedia de fabricar carros com a marca NSU. Dos três protótipos construídos um deles permaneceu com o escritório de Porsche e hoje se encontra no museu da Volkswagen em Wolfsburg.
Um dos primeiros protótipos do Typ 32 "Volksauto" feito por Porsche
Protótipo do Porsche-NSU Typ 32 "Volksauto" atualmente no museu da Volkswagen em Wolfsburg
V1, V2 e V3
Foram os três protótipos apresentados por Porsche a RDA para testes em 1936 como resultado do acordo feito com Hitler 2 anos antes. Esses seriam de fato os verdadeiros protótipos do KdF-Wagen. Os carros V1 e V2 concluídos em 1935 eram feitos com estrutura de madeira e cobertos com chapas de aço, sendo o primeiro um sedâ e o segundo um conversível, pelo que consta feito propositalmente por Porsche para agradar a Hitler do qual ele conhecia a preferência por carros abertos. O protótipo V-3, que ficou pronto em 1936, tambem era um sedâ porém já totalmente construído em aço. Esses carros já apresentavam a maioria das características dos futuros KdF-Wagens. Cada um desses carros cumpriu um programa de teste de três meses rodando em todos os tipos de terreno como também nas recém-inaugurada autobahn Stuttgart-BadManheim, recebendo ao final a aprovação dos técnicos da RDA, mesmo a despeito da oposição ao projeto por parte de sua diretoria. Os três protótipos originais foram destruídos ao final do programa de testes, havendo atualmente uma reprodução do V3 no museu da Volkswagen em Wolfsburg.
O protótipo V2 em 1935 com Ferry porsche(filho de Ferdinand)na direção
O protótipo V3 em 1936
O protótipo V3 em 1936
O protótipo V3 em 1937 já com os faróis reposicionados
Reprodução do V3 do museu da Volkswagen
TYP 30
Essa foi a pré-série de 30 carros montados pela Daimler-Benz em 1937 com financiamento da RDA e que foram entregues para serem testados por membros da SS sob a supervisão de Ferry Porsche, esses carros cumpriram um programa de testes no qual percorreram 2,4 milhões de kilometros e durantes os quais a maioria dos problemas relacionados ao projeto ainda existentes foram solucionados. Esses carros diferiam dos KdF-Wagen externamente pela ausência da janela traseira, tampa do motor, capô, portas abrindo para trás e falta do estribo. Em 1942 todos os 30 carros foram sucateados existindo atualmente uma réplica no museu da Volkswagen representando um Typ 30 ainda com o primeiro modelo de para-lamas testado.
Typ 30 com o primeiro modelo de para-lamas
Um Typ 30 durante testes de rua em 1937
O mesmo veículo acima visto de traseira
Os Typ 30 foram montados inicialmente sem os para-choques vindo a recebe-los durante os testes
Reprodução do museu da Volkswagen representando um Typ 30 com para-lamas do primeiro modelo
KdF-WAGEN TYP 38 & TYP 39
Segunda pré-série da qual foram produzidos 37 carros em 1938 e 17 entre 1939 e 1940 nas versões Sedan, Cabrio-Limousine e Cabriolet com a finalidade de propaganda e promoção do programa dos KdF-Wagens, sendo que a maioria desses carros acabou sendo entregue ao pessoal do alto-escalão do governo. Esses carros já incorporavam praticamente todas as características não só dos KdF-Wagens de produção como também de todos os demais Volkswagens produzidos até 2003, como por exemplo as portas abrindo para frente que foi uma das conseqüências da viagem de Porsche a Detroit em 1937, onde este observou que os carros norte americanos contemporâneos não mais usavam as chamadas "portas suicidas". Existem ainda informações de que alguns poucos veículos dessa pré-série foram adaptados para uso pela própria fábrica como Pick-up's ou Panel Vans, não havendo qualquer indício de destribuição a terceiros ou uso militar desses carros.
KdF-Wagen Typ 38 durante a cerimônia de lançamento do programa
Hitler e Ferdinand Porsche conversam junto a um KdF-Wagen Type 38 Cabriolet durante o lançamento
Hitler e Himmler a bordo do mesmo carro acima
Os modelos Cabrio-Limousine, Cabriolet e Sedan do KdF-Wagen Typ 38
KdF-Wagen Typ 39 com a famosa janela oval bi-partida que caracterizou os Volkswagens até a década de 50
KdF-Wagen Typ 38 Sedan do museu da Volkswagen
KdF-Wagen Typ 38 Cabriolet do museu da Volkswagen em Wolfsburg
KdF-WAGEN TYP 60
Foram os primeiros carros produzidos pela nova fábrica em Fallersleben (Wolfsburg) a partir de de agosto de 1940, dos quais foram montados 646 até 1944. Os KdF Type 60, a parte pequenos detalhes, de um modo geral pouco diferiam dos Typ 38/39. A maioria dos carros foram entregues aos membros do partido, ficando os participantes do programa KdF de fora da distribuição. Um detalhe interessante é que, mais uma vez por influência dos métodos de Ford, havia sido decidido que todos os KdF-Wagens sairiam de fábrica pintados de cinza escuro azulado como medida de redução do custo de produção. Porém as fotos dos carros fabricados em 1941 deixam a impressão de que pelo menos os primeiros ainda foram pintados de preto.
Os primeiros KdF-Wagens Typ 60 produzidos na fábrica de Fallersleben (Wolfsburg)
KdF-Wagens Type 60 saindo da linha de montagem em 1941
Prof. Porsche testando um dos KdF-Wagen Typ 60 em Budapest
KdF-Wagen Typ 60 já pintado no cinza escuro azulado padrão e com luz notek instalada
KdF-Wagen Type 60 de 1943 do museu da Volkswagen
KdF-WAGEN TYP 82E
Existe uma certa confusão a respeito dos diferentes modelos do KdF-Wagen adaptados para uso militar durante a WWII, não havendo também dados muito precisos a respeito da produção de cada um desse. A princípio cerca de 464 unidades da versão 82E foram produzidas de 1941 a 1944, sendo essa a versão militar mais numerosa e também a mesma que voltou a ser produzida como modelo sedan civil a partir de 1945. Essencialmente o KdF Typ 82E era a mesma carroceria do Typ 60 montada sobre o chassi e suspensão do Kübelwagen, o que lhe dava a aparencia de ser mais elevado do solo do que o modelo civil. Atualmente existe um número razoável de veículos caracterizados como o Typ 82E em museus e nas mãos de particulares, sendo as vezes praticamente impossível distinguir quais são veículos originais e quais são reproduções feitas a partir de modelos de pós-guerra.
Fotos do Typ 82E durante a WWII são raras, essa tirada em Kiev é uma das poucas conhecidas
KdF-Wagen Typ 82E do museu Sinsheim
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