FUSQUEIRO NÃO PERDE A HORA!...

sábado, 5 de setembro de 2009

FUSCA PÉ DE BOI

FUSCA PÉ DE BOI 1966

Os primeiros anos da década de 60 encontraram, apesar dos dramas políticos e econômicos, muita atividade. Em 1963, em minas, iniciava-se a produção da usiminas - que nos dias de hoje viria a ser a primeira estatal privatizada pelo governo. A cosipa inaugurava sua coqueria, em 1965. No ano seguinte, o presidente Castello Branco compareceu à inauguração da usina de aços finos anhanguera, em Mogi das cruzes, no interior de São Paulo. Os aços destinavam-se a rolamentos e destes 70% iam para a industria de automóveis.

Essa industria estava lançando uns modelos muitos estranhos, por esses tempos. O governo com um incentivo fiscal pedira as fabricas que criassem modelos simplificados, mais baratos, que pudessem servir principalmente às populações do interior do pais e também aos taxistas. A volkswagen lançou o seu pe de boi. a Willys, o teimoso(Gordini). eram modelos sem componentes estéticos, como cromeados e acabamentos. Não fizeram muito sucesso, ao contrario de um carro muito mais antigo, que em 1965 conquistou os corações: o calhambeque de Roberto Carlos e sua jovem guarda .

O mais espartano dos fuscas, o pe de boi, teve seu lançamento na própria fazenda de Schultz-Wenk.

O SIMPLES DOS SIMPLES.

Sem nenhum elemento básico e para tornar ele uma versão mais barata do que o sedan convencional ele não tinha as peças Cromadas tudo era pintado de branco, ele não possuía os frisos, marcador de combustível, setas dianteiras e chave de seta, friso do vidros e os laterais traseiros não eram basculante, não possuía forração interna, possuía os tapetes inteiriços, não possuía ar quente, a alavanca do freio de mão vinha sem a capa, a forração do teto era somente no meio, não possuía regulagem do encosto dos bancos dianteiros, as forrações dos bancos eram bem no estilo econômico, não possuía cinzeiro, grade do falante e nem a grade do marcador, havia somente o molde do recorte, não possuía a tampa do porta luvas, não possuía os para-sois ao lado do espelho retrovisor interno, ponteira de escapamento somente do lado direito mas a saia possuía os dois recortes. as forrações das portas eram no mesmo material produzido para as Kombi em aglomerado de papelão, as maçanetas internas eram na cor branca e a maçaneta interna de abrir a porta eram similar as da kombi, também. Nos pára-choques eram somente as laminas sem as garras ou tubos na cor branca,os estribos não vinha com friso, possuía os dois limpadores, no painel onde era o recorte do radio no pe de boi não havia recorte ou marcas era liso , não possui também o aro do velocímetro.


acima a forração e os bancos tudo simples a ausência do esguicho de água.

acima o botão da buzina era todo preto,painel sem acabamento e não tinha reservatório de água.





Ficha Técnica

peso 670 KG
diâmetro do cursor 77x64 mm
motor 1.200 cm3 de 36 CV
cilindrada 1.192 cm3
taxa de compressão 6,6:1
potencia máxima 30 CV a 3.700 rpm
torque maximo 8,8 m.kgf a 2.400 rpm
desempenho de 0 á 100 KM/h 39s
velocidade máxima - 110 KM/h
consumo/cidade médio de 7,5
consumo/estrada médio de 12,5

3 comentários:

  1. Ele foi produzido em quais anos ?

    ResponderExcluir
  2. Olá JTec; o Pé de Boi teve iníco em meados de 1963 até 1966; inclusive, alguns dias atrás, tive uma grande surpresa,durante minhas andanças por Belo horizonte, me deparei com um legítimo Pé de Boi; foi uma correria até alcança lo... imagine a cena... um fusca vermelho 76 HoodRide em disparada por uma grande av de BH(Av dos Andradas)... foi uma loucura... mas o alcancei e deixei um contato para fazer algumas fotos; em breve postarei no blog... um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sou propietário de um legítimo pé de boi, caso tenha interesse, entre em contato: michelandrigo@hotmail.com.
    Abraços

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget
Loading...

informativo:

*TODAS AS IMAGENS CONTIDAS NESSE BLOG,FORAM RETIRADAS DE OUTROS BLOGS,FORUNS OU ENVIADAS POR E-MAILS;PORTANTO NÃO SABEMOS A REAL PROCENDÊNCIA DAS MESMAS.CASO VOCÊ TENHA AQUI,ALGUMA IMAGEM QUE LHE PERTENÇA,ENTRE EM CONTATO PARA QUE POSSAMOS RETIRA-LA O QUANTO ANTES;
*DEVERÁ SER RESPEITADO QUALQUER TIPO DE ARQUIVO PROTEJIDO POR LEI;O USUARIO DEVERÁ APAGA-LO OU COMPRA-LO APÓS 24 HORAS;
*OS LINKS E ARQUIVOS QUE SE ENCONTRAM NO BLOG ESTÃO OSPEDADOS NA INTERNET;FAZEMOS TÃO SOMENTE A INDICAÇÃO DE ONDE POSSAM VIR ENCONTRA-LOS;
*NÃO OSPEDAMOS NENHUM TIPO DE DVD´S,CD´S,VIDEOS,MÚSICAS,FOTOS OU PROGRAMAS DE DISTRIBUIÇÃO ILEGAL;
*A AQUISIÇÃO DE ARQUIVOS VIA INTERNET É DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO;PORTANTO,NÃO NOS RESPONSABILISAMOS POR QUALQUER CONDULTA QUE VENHA A SER IRREGULAR;