FUSQUEIRO NÃO PERDE A HORA!...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

KDF-WAGEM TYPE E DERIVADOS;



Há muitos fuscas, como é carinhosamente chamado entre os brasileiros, setados de forma especial, mas gostaria de ressaltar dois modelos: um fusca 4x4 e um com dois motores!!! Parece caso de mentiroso mas existiram - o primeiro na guerra e o segundo nas batalhas da pista. Vamos primeiro à Guerra.

Volkswagen Type 87
Kommandeurswagen
(Fusca do Afrika-Korps
)
http://www.hobbyonline.com.br/loja/images/6426.jpg


Um pouco de história - sobre o Kdf-Wagen Typ 38 & 39 - foram produzidos 37 carros em 1938 e 17 entre 1939 e 1940 nas versões Sedan, Cabrio-Limousine e Cabriolet com a finalidade de propaganda e promoção do programa dos KdF-Wagens. Tinham as portas abrindo para frente que foi uma das conseqüências da viagem de Porsche a Detroit em 1937, onde este observou que os carros norte americanos contemporâneos não mais usavam as chamadas "portas suicidas".

KdF-Wagen Typ 38 durante a cerimônia de lançamento do programa
Hitler e Porsche conversam junto a um KdF-Wagen Type 38 Cabriolet durante o lançamento

Hitler e Himmler



Os modelos Cabrio-Limousine, Cabriolet e Sedan do KdF-Wagen Typ 38



KdF-Wagen Typ 39
O KdF-Wagen Typ 60, produzidos pela fábrica em Fallersleben (Wolfsburg), a partir de de agosto de 1940 (646 unidades produzidas até 1944), eram um pouco diferentes do Typ 38/39.

Prof. Porsche testando um dos KdF-Wagen Typ 60 em Budapest

KdF-Wagen Typ 60 com luz notek instalada no lado esquerdo
Chegamos ao conflito mundial - KdF-Wagen Typ 82E - Cerca de 464 unidades da versão 82E foram produzidas de 1941 a 1944, sendo essa a versão militar mais numerosa e também a mesma que voltou a ser produzida, como modelo sedan civil a partir de 1945. Essencialmente o KdF Typ 82E era a mesma carroceria do Typ 60, montada sobre o chassi e suspensão do Kübelwagen, o que lhe dava a aparencia de ser mais elevado do solo do que o modelo civil.

Typ 82E durante a WWII (foto tirada em Kiev)

KdF-Wagen Typ 82E do museu Sinsheim

Idem
O KdF-Wagen Typ 83 é uma aberração - Foi usado na WWII como um utilitário - foi utilizado depois da guerra como ambulância (adaptação feita pelos ingleses).

KdF-Wagen Typ 83 Lieferwagen do Reichspost

KdF-Wagen Type 83 Sanitätswagen
Chegamos, finalmente ao KdF-Wagen Typ 87/7 - o Fusca 4x4. Na verdade esses carros foram derivados do Typ 92, nos quais foram adaptados a tração 4X4 que equipava os Schwimmwagens, além de usar grandes pneus para areia, tornando-os uma espécie de off-roads. Esses carros receberam a designação de Kommandeurwagens (nome que as vezes também é atribuído aos demais KdF militares). Somente 3 unidades foram produzidas durante a guerra, as quais teriam sido enviadas para testes na Africa do norte. Nada se sabe sobre o paradeiro dos veículos testados pelo DAK, porém 2 Typ 87/7 adicionais foram montados em 1946 para avaliação dos exércitos francês e inglês. Atualmente o carro testado pelos ingleses se encontra no museu da Volkswagen e é o único KdF Typ 87/7 sobrevivente conhecido.
Existe uma certa confusão com relação ao número de veículos produzidos dessa versão pois algumas fontes citam números entre 567 e 669 carros fabricados. Isso parcialmente se deve ao fato de que as versões Typ 87/0 e Typ 87/1, das quais foram produzidos cerca de 560 carros e que também receberam o nome de Kommandeurwagen, eram na ralidade Kübelwagens com a tração 4x4 dos Schwimmwagens e os números acima se referem a produção total dos Typ 87 Kommandeurwagens em geral.

KdF-Wagen Type 87/7 Kommandeurwagen

KdF-Wagen Type 87/7 Kommandeurwagen de 1946 do museu da Volkswagen
O KdF bem diferente era o movido a lenha - Pela falta de gasolina na Guerra, alguns dos KdF Typ 82E foram adaptados de 1942 a 1945, com um dispositivo que os permitia funcionar com os gazes da queima de lenha. Essa versão ficou conhecida como KdF-Wagen Typ 230 Holzbrenner e não existem dados sobre o número de carros adaptados.

KdF-Wagen Typ 230 Holzbrenner de 1942 sendo alimentado com lenha

KdF-Wagen Typ 230 Holzbrenner de 1942

KdF-Wagen Typ 230 Holzbrenner
As seguintes categorias de carrocerias e variantes do Type 82 foram produzidas:
Type 820 básico, quatro lugares
Type 821 três lugares (Carro Rádio, Carro Oficina)
Type 822 Carro Sirene (Sirene acionada pelo motor (Siemens) montada no lugar do banco traseiro)
Type 823 Chassis reforçado com um veículo blindado falso montado em cima
Type 825 Carroceria picape com área de carga aberta
Type 826 Furgão para a Africa Corps
Type 827 (Type 92 SS) Carro de comando com o chassis do Type 82, equipado com carroceria de Fusca e teto de tecido. Estes veículos de três lugares possuíam um banco do carona totalmente reclinável para o comandante.
Type 828 como o Type 82, mas com a carroceria feita de madeira
Type 82E Chassis Kübelwagen com carroceria do Fusca comum (688 fabricados)
Type 86 Protótipo com tração nas quatro rodas (6 produzidos)
Volkswagen Type 87 Kommandeurswagen.
Volkswagen Type 87 Kommandeurswagen.
Type 87 'Kommandeurwagen' - chassis do Type 86 (4x4) com a carroceria adaptada de Fusca do Type 827. Uma pequena quantidade foi fabricada, e alguns distribuídos entre oficiais de alta patente, que podiam atravessar virtualmente qualquer tipo de terreno com estes veículos (667 produced)
Type 155 protótipo semi-esteira (nunca entrou em produção)
Type 157 Carro adaptado para trilhos
Type 239 Equipado com um tanque de pirólise de madeira na dianteira
  • O conceito do Kübelwagen foi a base para outros projetos: o automóvel australiano VW Country Buggy, o VW Type 181 (The Thing), o VW Type 183 (Iltis) e o Porsche Jagdwagen.
  • O objeto parecido com um capacete (visto no pára-lama esquerdo dianteiro de muitos Kübelwagens e Kommandeurwagen) é na verdade uma sirene.
  • A palavra alemã Kübelwagen é uma abreviação de Kübelsitzwagen (carro com banco em forma de balde).
Imagem:MHV VW Käfer Typ 82 02.jpg

Imagem:MHV VW Käfer Typ 82 01.jpg
Во время войны завод Volkswagen был переориентирован на призводство военной техники. Такой, как легковой вездеход Kubelwagen (type 82).
Kubelwagen (type 82)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

informativo:

*TODAS AS IMAGENS CONTIDAS NESSE BLOG,FORAM RETIRADAS DE OUTROS BLOGS,FORUNS OU ENVIADAS POR E-MAILS;PORTANTO NÃO SABEMOS A REAL PROCENDÊNCIA DAS MESMAS.CASO VOCÊ TENHA AQUI,ALGUMA IMAGEM QUE LHE PERTENÇA,ENTRE EM CONTATO PARA QUE POSSAMOS RETIRA-LA O QUANTO ANTES;
*DEVERÁ SER RESPEITADO QUALQUER TIPO DE ARQUIVO PROTEJIDO POR LEI;O USUARIO DEVERÁ APAGA-LO OU COMPRA-LO APÓS 24 HORAS;
*OS LINKS E ARQUIVOS QUE SE ENCONTRAM NO BLOG ESTÃO OSPEDADOS NA INTERNET;FAZEMOS TÃO SOMENTE A INDICAÇÃO DE ONDE POSSAM VIR ENCONTRA-LOS;
*NÃO OSPEDAMOS NENHUM TIPO DE DVD´S,CD´S,VIDEOS,MÚSICAS,FOTOS OU PROGRAMAS DE DISTRIBUIÇÃO ILEGAL;
*A AQUISIÇÃO DE ARQUIVOS VIA INTERNET É DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO;PORTANTO,NÃO NOS RESPONSABILISAMOS POR QUALQUER CONDULTA QUE VENHA A SER IRREGULAR;